Em 2002, pensava que seria fácil ser ambientalista num país que transborda riquezas naturais. Parecia que seria fácil sensibilizar as pessoas quanto à importância da preservação da vida. Parecia que seria fácil falar sobre o óbvio. Mas não foi.
Quis acreditar que, com o passar dos anos, seria comum ver pensamentos e práticas condizentes com o bem comum e a sustentabilidade. Lamentavelmente, em pleno 2020, é comum me deparar com tantos retrocessos, tantas tentativas esdrúxulas de sabotar e boicotar ambientalistas e as inacreditáveis banalizações de crimes ambientais.
Hoje, diante de tantas inquietações que me movem, lanço, em parceria com o Udú, o minicurso Vida Sustentável – Pensamentos e práticas ecológicas para o dia-a-dia. O curso será 100% online e gratuito por algumas razões: é comemorativo pelos 3 anos da Ekonativa como marca autoral; pela concretização da parceria com o Udú; pela realização de dois acontecimentos (que ainda serão divulgados). Mas, principalmente, é a devolução do investimento que recebi quando tive meus estudos pagos por toda a sociedade. Preciso dizer isso para manifestar minha defesa das instituições públicas porque elas me deram conhecimento técnico e, sobretudo, de vida.
Por gratidão e reconhecimento à importância do serviço público prestado pela Universidade Federal de Alagoas (onde nasci ambientalista); pelo Instituto Federal de Alagoas (onde pari a Ekonativa, durante a Pós-graduação); pela Deutsche Welle Akademie (pela qual participei de cursos de extensão em Jornalismo Ambiental), pela USP (em que atualmente realizo o curso de extensão em Fitoterapia Aplicada), replico o aprendizado e aproveito para defender o SUS.
Mesmo sabendo que nem todas as capacitações da Ekonativa serão gratuitas, me comprometo a manter o preço justo, inclusive condicionando desconto a quem fizer o curso Vida Sustentável.
Ao final do minicurso você deverá compreender que a
a Educação Ambiental é a mais essencial de todas as educações, que ela precisa ser prática, que ela é muito prazerosa, dispensa esteriótipos, promove o autoconhecimento e é revolucionária.